Blog - Saga Institucional

O que é PCD? Conheça aqui todos os detalhes

28/11/2018
Quando você pensa em comprar um carro para PCD (pessoas com deficiência), surgem dúvidas sobre quais deficiências são consideradas na hora de realizar a compra, obter descontos e isenções de impostos? Conheça aqui todos os detalhes!
Separamos para você as principais respostas para dúvidas frequentes sobre vendas diretas de automóveis para PCD. Dê só uma olhadinha!

Quais são os requisitos para comprar carro para PCD?

Veículo para PCD
Para comprar um carro para PCD, é preciso comprovar a deficiência ou doença por meio de um laudo feito por um médico perito de uma das clínicas credenciadas ao Detran (Departamento de Trânsito) mais perto de sua casa.
Existe uma lista de deficiências e doenças que são aceitas para conseguir os benefícios de uma compra de carro para PCD.
Confira a lista:
- Ausência ou má formação de um membro. Neste quesito estão inclusos nanismo, mastectomia, quadrantectomia (que é a retirada de parte da mama), amputação e encurtamento de membros.
- Problemas de una que sejam graves ou crônicos. Neste caso, incluem-se esiose acentuada, espondilite anquilosante e hérnia de disco, além de deficiências e doenças similares.
- Doença ou deficiência que afete braços e ombros também estão na lista, como túnel do carpo, bursites, tendinite e manguito do rotador.
- Doença neurológica ou degenerativa, como mal de Parkinson, AVC, síndrome de Down, paralisia cerebral, AVE, esclerose múltipla, usuário de talidomida e ostomia.
- Quem tem diabetes, hepatite C, HIV positivo, câncer ou doenças renais crônicas (com fístula).
- Hemofílicos, cardiopatas e pessoas com linfomas.
- Paralisias como triplegia, triparesia, monoplegia, monoparesia, paraplegia, tetraplegia, tetraparesia, hemiplegia e similares.
- Doenças e deficiências nos nervos e ossos: artrite, artrose, artrodese, lesões por esforços repetitivos, próteses internas ou externas e poliomielite.
- Deficiência visual com acuidade menor que 20/200 (índice de Snellen) no melhor olho, campo visual menor que 20 graus ou ambos.
Para cada deficiência ou doença, o médico vai impor algumas restrições que garantem a segurança na hora de dirigir. A restrição vai constar na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do condutor.

Como conseguir a isenção?

Vendedor fechando negócio
Para conseguir a isenção de impostos e os descontos para PCD, basta estar com o laudo em mãos e procurar uma autoesa credenciada que tenha veículo adaptado para as aulas. Desta forma, é possível emitir uma CNH para deficiente.
Se você já possui a sua CNH, basta entrar com um pedido na Receita Federal para obter as isenções fiscais que são garantidas por direito.
As isenções podem ser concedidas no valor do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), IPI (imposto sobre produtos industrializados), ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
Na hora de esher o melhor veículo, você pode contar com uma das concessionárias do Grupo Saga, que possui profissionais especializados em Venda Direta para PCD.
Alguns modelos já saem de fábrica com adaptações imprescindíveis para o conforto e a segurança da pessoa com deficiência e dos passageiros na hora de pegar a estrada.
Procure um profissional de vendas e conheça de perto as facilidades.

Conheça as concessionárias Saga

A Saga é uma das maiores concessionárias do país e possui lojas em Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso e Rondônia.
Fale conosco
Loading...